sábado, 8 de fevereiro de 2014

CARÁ DO AR

Também conhecido como: Cará do Ar, Cará Moela, Cara Pedra, Cará Chuchu, Cará trepadeira, Cará de cerca, Cará cipó, Batata-Aérea, Cará de Rama, Cara de Sapateiro, Inhame do Ar.
O Cará-do-ar é um tipo de inhame do Oriente, de origem afro-Asiatíco, sendo uma trepadeira que produz batatas na sua ramagem aérea, que as vezes pode ser chamada de "BATATA DA FLORESTA".

Suas folhas verde bandeira em formato de coração e longas ramas de dezenas de metros,  formam uma excelente cobertura para pergolados. 
No inverno, perde toda parte aérea e torna a rebrotar a cada primavera.



Planta cultivada ainda de forma doméstica,  o cará-pedra é raro no comércio e tem um alto valor comercial.


Os nutrientes presentes em uma porção de Cará-do-ar são equivalentes a 04 porções iguais as das batatas inglesas. Assim, é um alimento indicado para bebês e pessoas convalescentes, pois o Cará-pedra consegue alimentar 4 vezes mais, com a mesma porção.

Chegam a ter 10 cm de diâmetro e até 300 gramas de peso. São nutritivos e saborosos. Possuem 52% de amido, 5,3% de matéria protéica, além de sais minerais e vitaminas. O formato mais comum dos frutos é semelhante a uma moela de ave, e por isto também é chamado de cará-moela. Uns 20% dos frutos apresenta o formato cilíndrico, meio oval.
Preparado da mesma forma que o Cará-da-terra e a Batata Inglesa, o Cará-do-Ar tem os mesmos usos, como saladas, purês, fritas, bolinhos, etc.

Adaptado a nosso clima, desenvolve-se bem em todo país, em qualquer tipo de solo. Bem adubada, uma planta pode produzir de  3 a 8 kg de carás numa safra anual.  
De facílimo cultivo, altamente nutritivo e grande utilidade, o Cará-do-Ar é uma planta que não pode faltar na sua cozinha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário