quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

BANANA DE CASCA ROXA


Também  conhecida como Banana de São Tomé


Banana-de-são-tomé (banana-curta ou banana-do-paraíso). Existem dois tipos, que se diferenciam apenas na cor da casca - roxa ou amarela. São apreciadas e consumidas de forma:  cozidas, fritas ou assadas ou in-natura.

Considerada como uma das frutas mais antigas do mundo, a bananeira teve sua origem provavelmente na Ásia, mas já era consumida pelos indígenas do Brasil antes da chegada dos portugueses. Relatos afirmam que, quando os lusitanos chegaram por aqui, os nativos já se alimentavam de ¨pacoba¨ (banana em guarani), algumas ao natural, outras cozidas ou na forma de mingau.
     
     O botão floral da bananeira roxa, também chamado de coração ou mangará, é um grupo de pencas de flores masculinas ainda em desenvolvimento. É o responsável pelo crescimento do cacho. Quando as bananas começam a amadurecer, ele interrompe suas atividades e seca.

     Seus frutos, as bananas roxas, formam pencas, e juntos com o botão floral compõem o cacho da bananeira. Elas possuem uma casca roxa que se desprende facilmente da polpa quando maduros. A polpa é amarelada, saborosa, doce e macia.

  A propagação desta bananeira é vegetativa, feita naturalmente através da emissão dos rebentos.

     Seus frutos, as bananas roxas, são muito apreciados no norte e consumidos geralmente “in natura”.