quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CASTANHA PORTUGUESA

Castânea sativa, também conhecida como castanheira europeia ou portuguesa, originária da região próxima à Turquia e Macedônia, é uma árvore frutífera de grande porte que pode ser utilizado para fins estéticos, porém é mais conhecida graças as suas castanhas, presentes em várias receitas da cozinha gastronômica. 

CASTANHA PORTUGUESA - PLANTA
Nas terras frias da região de Itapeva no estado de São Paulo, as castanheiras adaptaram-se muito bem e quem diz é o Sr Narciso Ruben Rodrigues Iglesias, empresário e agricultor, de 91 anos e que ainda tem muita saúde para dar e vender. Em sua terra tem árvores com mais de 1,90 metros de diâmetro e o seu crescimento é de 10 cm por ano, o que é um índice excelente.
Esse agricultor até hoje não parou de trabalhar e está sempre trazendo novidades agrícolas para a nossa região. Entre uma delas está a castanha portuguesa, onde ele planta mais de 200 hectares em Ribeirão Branco e continua preparando mudas para ampliar sua plantação. No ano que se encerrou teve uma produção de aproximadamente 100 toneladas de castanha.


A sua colheita é manual e cuidadosa, pois sua casca, chamada de ouriço é composta de espinhos e no seu interior é que está a castanha. Quando ela amadurece, ela se abre e cai o fruto, porém as que caem com a casca, devem ser abertos com cuidado. O período de safra da castanha é de novembro a março, porém existem pés que dão os frutos em diversos períodos do ano.
CASTANHA PORTUGUESA - FRUTO
O Sr Ruben, lendo artigos sobre as castanhas, verificou que a castanha era indicada para a melhora da memória, foi quando então o mesmo começou a comer castanhas sempre meia hora antes de cada refeição. Foi quando ele notou algo estranho em seu corpo e segundo ele a castanha portuguesa é como um viagra natural e orgânico, e que mesmo com a idade avançada, tem a vitalidade sexual de um jovem e que com esse testemunho estaria contando um segredo da alcoba
O povo brasileiro não tem costume de comer a castanha portuguesa e o seu objetivo também é pela produção da madeira da castanheira, que é uma madeira nobre para criação de móveis, portas e outros.
As castanhas são muito saborosas e pode ser consumida cozida ou assada, seu sabor lembra o da batata doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário