segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

BANANA ANANÁS

Também conhecida como:  Costela-de-Adão; banana-do-mato; Ceriman; Monstera; Abacaxi-do-reino é de origem mexicana, 
É uma planta com um aspecto bastante distinto das demais, sendo ela semi-herbácea e perene, o formato de suas grandes folhas lhe conferiram este nome.
De crescimento intenso, se fixando fortemente a paredes, podendo estragar a pintura da mesma. Seus frutos são considerados comestíveis, mas suas folhas são tóxicas, e tolera  muito bem baixas temperaturas. 
É bastante rústica, exigindo pouco do solo. Se desenvolve melhor em locais de meia-sombra, já que na natureza, se encontra abaixo de árvores. Quando plantada junto à parede ela se fixa e sobe.
Multiplica-se facilmente por estacas obtidas por divisão do caule ascendente e espesso. 
A banana-ananás apresenta-se como uma fruta exótica e e de custo alto, desconhecida da maioria das pessoas e em Portugal se pode encontrada nos mercados da Ilha da Madeira vendidas por unidade.
Produz muito bem em regiões de clima ameno e húmido.

Quando a fruta amadurece começa a cair pedaços da casca e é essa a altura de comer o interior, de cor branca.

Normalmente este fruto é para ser comido em 3 a 4 dias, dado que como amadurece progressivamente é aconselhável que o seu consumo não seja imediato na totalidade.

O seu sabor faz lembrar ananás e ao mesmo tempo a banana daí que em termos nutricionais seja rica em potássio, fósforo, cálcio, vitaminas A, B1, C e E, fibras, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário