segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

GROSELHA ESPINHOSA BRANCA



groselha espinhosa, também denominada uva silvestre ou uva espinha (Ribes grossularia ou Ribes uva-crispa) é uma baga que, segundo a espécie, pode ser branca, amarela, vermelha ou verde e tem uma pele espinhosa, penugenta ou suave. As diferentes variedades diferenciam-se entre si pela época de maturação, sabor, cor, tamanho, forma do fruto e modo de consumo. Predomina o fruto amarelado com pele penugenta, embora existam também variedades de pele avermelhada, verde escura e verde pálida esbranquiçada. O seu sabor raras vezes é suficientemente doce para ser consumida em cru, pelo que é habitual utilizá-la no fabrico de diferentes derivados. 
Assim existem umas variedades aptas para o consumo em cru, como a Early Sulphur, outras variedades mais adequadas para cozer, como a Careless, Leveller, Whinham’s Industry e Howard’s Lancer, e ainda variedades indicadas para a elaboração de marmeladas e conservas, como a Keepsake e a Lancashire Lad.groselha espinhosa, também denominada uva silvestre ou uva espinha (Ribes grossularia ou Ribes uva-crispa) é uma baga que, segundo a espécie, pode ser branca, amarela, vermelha ou verde e tem uma pele espinhosa, penugenta ou suave. As diferentes variedades diferenciam-se entre si pela época de maturação, sabor, cor, tamanho, forma do fruto e modo de consumo. Predomina o fruto amarelado com pele penugenta, embora existam também variedades de pele avermelhada, verde escura e verde pálida esbranquiçada. O seu sabor raras vezes é suficientemente doce para ser consumida em cru, pelo que é habitual utilizá-la no fabrico de diferentes derivados. Assim existem umas variedades aptas para o consumo em cru, como a Early Sulphur, outras variedades mais adequadas para cozer, como a Careless, Leveller, Whinham’s Industry e Howard’s Lancer, e ainda variedades indicadas para a elaboração de marmeladas e conservas, como a Keepsake e a Lancashire Lad.

Para além desta espécie de groselha que cresce na Europa e na América, existe também a groselha vermelha e a negra. Na groselhaespinhosa, os frutos crescem isolados e não em cachos (rácimos) e são maiores do que os da groselha vermelha. Pode ser utilizada para preparar tortas, sorvetes, geleias e xaropes e adiciona-se a pudins, macedónias e chutneys. Para o fabrico de marmelada de groselha espinhosa convém colher as bagas quando estas apresentam uma cor verde clara, já que o seu teor em pectina diminui rapidamente quando se alcança a maturação. As groselhas espinhosas maduras possuem uma pele dura que perde cor quando se efectua um tratamento de calor. As groselhas espinhosas também servem para acompanhar pratos de carne e de peixe. Têm um elevado teor de ácido cítrico e de pectina. Por cada 100 g de produto fresco têm um valor calórico entre 34 kcal e 40 kcal. A sua composição é bastante semelhante à da groselha vermelha. De todas as espécies de groselha é a mais rica em vitamina A, embora o seu teor em minerais e demais vitaminas seja muito parecido com os da groselha vermelha.
Conservam-se bem de uma a três semanas no frigorífico, sendo aconselhável não as lavar até ao momento de serem consumidas, para evitar o excesso de água que favorece a proliferação microbiana. Também podem ser congeladas, no caso de se querer uma conservação por mais tempo. As bagas aquosas e não muito saborosas são apreciadas em Inglaterra, França e Alemanha, locais onde a uva espinha é largamente cultivada.
Tipos e Variedades de Groselha Espinhosa
Existem cinco variedades de groselhas espinhosa mais importantes que são:
-’Achilles‘: A groselha é comprida, ovada, pequena, avermelhada e pouco penugenta. É uma variedade muito boa para consumo em fresco e, no Reino Unido, está disponível a partir da segunda semana de Julho.

-’Fredonia‘: É uma variedade muito comprida, de cultivo tardio. É uma groselha de cor vermelho escuro que cresce nos Estados Unidos, mas é originária de Inglaterra. Está disponível em Julho-Agosto.

-’Poorman: Possivelmente é a melhor variedade de groselhas da América. É muito comprida e vermelha. Possui excelente sabor e textura. Está disponível em Julho.

-‘Whinham’s Industry’: É uma variedade originária de Inglaterra. Os frutos têm uma forma mais alongada e possuem o pêlo curto. Ao amadurecer ficam vermelho púrpura. O cheiro e o sabor são excelentes. Está disponível no início de Julho, no Reino Unido.

-’Whitesmith‘: Também denominada ‘English White’. Quando fica madura possui diferentes cores, desde verde a amarelo. É de pêlo escasso, possui um cheiro suave e uma excepcional fragância. É uma das melhores variedades para ser consumida em fresco, mas também para ser processada. No mercado do Reino Unido está disponível no final de Junho e princípios de Julho.

PARA MAIS  INFORMAÇÕES