quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

BURITÍ

Uma palmeira muito alta, nativa de Trinidad e Tobago e das Regiões Central e Norte da América do Sul, especialmente de Venezuela e Brasil. Neste país, predomina nos estados de Roraima,RondôniaAmazonasParáMaranhão e Piauí, mas também encontra-se nos estados do CearáBahiaGoiásTocantinsMinas GeraisMato GrossoMato Grosso do Sul,AcreRio de JaneiroSão Paulo e no Distrito Federal. É também conhecida como coqueiro-buritiburitizeiromiritimuritimuritimmurutipalmeira-dos-brejos,carandá-guaçu e carandaí-guaçu

FRUTO DO BURITÍ
Seu fruto, além de rico em vitamina AB e C, ainda fornece cálcioferro e proteínas. Consumido tradicionalmente ao natural, o fruto do buriti também pode ser transformado em docessucospicolélicor, vinho, sobremesas de paladar peculiar e ração de animais.

PALMEIRA DE BURITÍ FRUTIFICADA

PALMEIRA DE BURITÍ NA NATUREZA
O buriti é de grande importância na manutenção de olhos d'água naturais, chegando até a conservar locais alagadiços, de água pura e permanente. Em locais que os olhos d'agua(nascentes) estão secando, recomenda-se que se plante Palmeiras Buriti (além de árvores como Ingá, Sangra-d'agua, entre outras) para recuperá-las. Por isso a grande importância em preservar a palmeira buriti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário